29/01/2012

Perdão

Depois de dois anos, uma estação longa demais, perdoei. É um processo de reflorescimento da confiança, porém, com raízes mais grossas, firmes, causados pela poda. Olhamos os erros dos outros como as folhas secas que nos darão trabalho de varrer do caminho,só querendo o brilho e o perfume das folhas. Mas, as árvores e pessoas são feitas de partes secas.

Agora,aqui, de volta, nesta mesa, em silêncio, olhando a conversa, dividindo um vinho, vejo que vale a pena. [Você precisa perdoar as pessoas que valem a pena em sua vida]. Aquelas que fazem a diferença e te acrescentam.

Eu pensava que para perdoar, eu deveria não sentir mais nada, reagir como antes. Não foi assim, foi mais incômodo, mais esquisito, mais desconfortável. Porém, a cada dia, se tornou menos doloroso, até que hoje, já ressurgem as confidências, as piadas, as pequenas histórias do dia-a-dia trocados.

Descobri que a dor não passa, que as palavras deixaram as marcas, mas que é possível viver com um pouco menos de senso de estética na alma, sem deixar de ser bonita. Tive que entender que outros dependem de mim para serem mais felizes e disso depende só o meu reaproximar. Aguardaram e cá estou, olhando do alto de um prédio um mar lindo e quente, das águas do nordeste.

Se eu vou esquecer? É ruim saber que não, mas ao ouvir os risos, ao receber os abraços, eu vou saindo da ostra onde fiquei e vou compartilhando também. É um gesto duplo, diria, uma dança.

Amizade é como uma dança que só tem graça quando ambos aceitam que podem errar o passo, mas continuam se divertindo.

É ridículo assumir que até pensei que nessa vida não seria capaz de conter meu coração e precisaria de uma passagem para ver de outro plano superior com mais nobreza a situação. Mas, por que esperar,se já sabemos o que é certo. [E nem tudo que é certo demanda menos de mim, às vezes, demanda quase tudo].

Aquele que não pode perdoar destrói a ponte sobre a qual ele mesmo deve passar.
Geoge Herbert

Não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso.
William Shakespeare

Mais fácil sofrer, dificil é perdoar.
Chico Xavier (Emanuel)

Nenhum comentário: