01/09/2009

Quando a filha da Xuxa escreve sena com s

A Xuxa se meteu no Twitter como quem adere a uma nova moda. Alguma assessora deve ter explicado o quanto “seria legal falar a língua do público”. A sua filhinha resolveu seguir os passos da mamãe e postou que “estava indo gravar uma sena do filme”. Sim, sena com s. Foi a gota para receber todo tipo de repreensão do público indignado. A mamãe Xuxa explodiu “vocês não merecem meu anjo”. E bateu a porta do Twitter para sempre.

_Sabe Xuxa, a televisão é um veículo de mão única. Enquanto você grava seu programa, há sempre algum assistente de palco pedindo para a platéia agir dessa maneira ou daquela. Depois, com uma boa edição, tudo parece tão natural. Só que, querida, a Geração X (que nasceu depois de 1980) e, mais ainda, a Geração Y (pós anos 90) nasceram segurando o controle remoto como aquela fralda de estimação! Sim, eles são interativos. Caiu na rede, é domínio público. Esses anônimos que não tem o seu dinheiro, a sua fama, fazem faculdade, dão palestras no exterior, gerenciam empresas. Esse povinho “que não merece seu anjo” estudou bastante para aos 10 anos já saber que cena é com C e, não, com S. Por isso, a gente bota a boca no trombone quando lê isso.

Agora, sabe, Xuxa, o que me deixou reflexiva? A maneira como foi mais fácil sair. Fugir. Por que não ficar? Por que não dizer para sua filhinha o que mamãe me dizia quando eu me ralava toda “Levanta e continua brincando que é assim mesmo”. Eu aprendi a não ver meus pais darem atenção para meu choro de chantagem emocional e de carência. Eles falavam que eu era forte. E isso me fez crescer. Eles me davam um beijo e empurravam para frente. Vá lá, vá tentar, vá encarar de peito aberto.

A sua filhinha está na redoma de vidro, será privada de muitos joelhos ralados, mas também será que um dia será como nós? Que temos muita garra de pegar ônibus em dia de chuva para ralar muito em um cursinho e passar no vestibular? Que se acaba em um estágio mal remunerado sonhando em ser Diretor da empresa? Que devora livros e dorme sobre pesquisas para ser um cientista notável? Nós, Xuxa, não podemos escrever Cena com S, porque pra gente a realidade vem bem antes. O mundo é mais perverso, é mais cru, é mais desumano mesmo, a gente deixa de ser anjo já quando leva os primeiros cascudos na escola.

A sua filha, o seu anjo, deve ter um quarto do tamanho do meu apartamento, provavelmente, mas sabe quantas crianças moram em uma casa tamanho de um banheiro? Existe vida aqui do lado de fora do muro. E não é uma vida acerebrada. Se botou o nariz aqui na rede, então, querida, encare de frente, porque aqui ninguém manda a gente aplaudir porque estão gravando. A vida é online, full time!

4 comentários:

Deisinha Rocha disse...

vou ser obrigada a discordadr totalmente se vc vier me dizer q uma criança de 10 anos tem a obrigação de saber q cena é com c e não s... e vou continuar descordando de toda essa situação não pela atitude da mamãe coruja, mas de uma imprensa q cobra um erro de protuguês normal...

língua portuguesa não é fácil, e lembremos q entre famosos, chantagens emocionais, tv e todo esse blá-blá, estamos falando de uma criança... independente se ela é milionária ou não... é uma criança. E mãe vai fazer o q pode pra defender a sua cria...

saibamos olhar pra esse lado tbm... e não apenas para a crítica e blá-blá...

russa2 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
russa2 disse...

Deisinha dá licença, mas para alguém que mesmo mais velha que a Sasha contina escrevendo tão erreda que dói a vista só de olhar, você não é ninguém para criticar a Li.
E para você Li: UAU!!! Arrasou, parabéns!!
Ainda estou procurando o meu queixo!!! rsrs

Lucy disse...

Bom, realmente não acho que a Sasha tenha obrigação de saber escrever corretamente. Afinal, ela é uma criança. Tem 10 anos? Então, eu simplesmente acho que a Xuxa deveria pegar esse momento e mostrar para a sua filha como o público pode ser cruel com erros "mínimos" cometidos pelas pessoas que estão na mídia. Aproveitar tudo isso para fazer a filha continuar no twitter e aprender que sempre estarão exigindo dela o máximo e mais um pouco.

Concordo que a redoma de vidro não é muito saudável (eu fui criada em uma) e impede de amadurecer no tempo certo. De qq forma... escrever corretamente é tão bom (para quem escreve e para quem lê), não é mesmo? E eu, definitivamente, não suporto ler textos com erros de português escritos por quem tenha o mínimo de condições de saber o português básico. ¬¬

Enfim, bjus mocinhas!